maio 30, 2012

67. [Alunos - IEH] Aulas de 29.05 e 05.06

Caros alunos,

Na próxima aula, 05/06, vamos trabalhar com tradições historiográficas não-ocidentais: como outros povos concebiam a história? Obviamente, uma aula não é suficiente para esgotar o assunto, então vamos fazer uma introdução a duas das principais tradições, a islâmica e a chinesa.
Duas tradições, dois textos para ler. Para a historiografia islâmica, leiam este texto sobre Ibn Khaldun, importante historiador do século 14, que mostra como os muçulmanos faziam história em seu momento de maior esplendor intelectual. E para a chinesa, este artigo traz um panorama geral de seu desenvolvimento e traços característicos. Em aula vamos discutir melhor a relação entre a produção histórica de muçulmanos e chineses e suas trajetórias históricas próprias, mas os textos indicados oferecem contextualização suficiente para esclarecer ao menos alguns dos pontos principais.

Para quem não sabe, temos uma avaliação a ser entregue no dia 19/06 - uma resenha do livro Apologia à história, de Marc Bloch (está no xerox). Será equivalente à segunda prova - as duas anteriores, avaliadas pelo prof. Eduardo, equivaleram à primeira prova.
Normas: fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens de 2 cm, de 5 a 10 páginas. Deve ser entregue uma cópia impressa.
O que é uma resenha exatamente? Vocês podem encontrar mil e um guias de como fazer uma na internet (por exemplo, aqui e aqui), mas para os nossos propósitos, existem dois elementos centrais: resumo e posicionamento crítico. Podem ser duas partes separadas do texto, ou podem se misturar.
O resumo é uma síntese da totalidade do livro, do que mais importa nele: por que ele foi escrito? Quais as ideias do autor? Que argumentos ele utiliza? Podem resumir cada capítulo, ou as ideias principais do conjunto da obra - o importante é não se perder nos detalhes e questões secundárias. Na hora de formular o resumo, é bom ainda lembrar o contexto em que o livro foi produzido, que consta no prefácio.
O posicionamento é, como o nome já diz, uma tomada de posição pessoal em relação ao livro. Lembrem que é o trabalho final da cadeira de Introdução e façam ligações com outros temas e textos já vistos. Concordam com uma parte? Discordam de outra? Que ideias do livro poderiam ser mais aprofundadas? Quais serão mais úteis para vocês? E deve ser crítico, baseado em argumentos - justifiquem, expliquem o que disserem. É sempre bom puxar ideias de outros textos para argumentar, com a única condição de fazer a devida citação.

Finalmente, duas coisas relacionadas à aula de hoje. Primeira, os sites institucionais que foram mencionados, para darem uma olhada e se familiarizarem - isso também faz parte da educação acadêmica, aprender os eixos norteadores do sistema em que operamos:
http://www.anpuh.org/ - o site da ANPUH, nossa principal associação de historiadores. Cheio de notícias da área.
http://portal.mec.gov.br/index.php - site do Ministério da Educação. Avalia os cursos de graduação e formula currículos para ensino fundamental e médio.
http://www.capes.gov.br/ - CAPES, que avalia cursos de pós-graduação, periódicos acadêmicos e científicos e distribui bolsas de pesquisa. O Qualis, avaliação de periódicos, está aqui (http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis). O Qualis busca indicar a qualidade das publicações em cada área, sendo muito questionável em que medida isso é realmente feito, mas é bom saber que ele existe e como funciona.
http://www.cnpq.br/ - CNPq, que distribui bolsas de pesquisa e mantém a plataforma Lattes, uma espécie de Facebook acadêmico (http://lattes.cnpq.br/) - é útil para saber a produção de um pesquisador (por exemplo, o autor de um livro que queremos ler...) e pode ser pesquisado por palavras chave, permitindo ter uma noção de quem faz pesquisas em determinado campo.

Segunda, a bibliografia complementar sobre campos históricos, agora com alguns acréscimos. À medida que se interessarem por uma ou outra linha de pesquisa, os textos ajudam a se situar e saber em que estado está um campo, quais os conceitos mais comuns, as obras de referência principais:

Gerais:

Ciro Cardoso e Ronaldo Vainfas - Domínios da história
José D'Assunção Barros - Campos da história
José D'Assunção Barros - Teoria da história, volume 1
Verena Alberti e outros - Fontes históricas
Carla Pinsky e outros - O historiador e suas fontes

Específicos a um campo:

Verena Alberti - Manual de história oral
Peter Burke - O que é história cultural?
Ronaldo Vainfas - Os protagonistas anônimos da história  [sobre micro-história]
José Pádua - As bases teóricas da história ambiental
Joan Scott - Gênero, uma categoria útil de análise histórica
Cláudia Viscardi - História, região e poder  [sobre história regional]


Quaisquer dúvidas, podem enviar um e-mail para ehr.historia@yahoo.com.br, e nos vemos na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário