Daqui a um mês - 28 a 30 de setembro - a UPF realizará o I Congresso Internacional de História Regional. Estarei lá, apresentando um artigo sobre um desses temas que descobri com a dissertação mas ficaram de fora da investigação principal. Eis o resumo:
Carisma comprometido: Desventuras de um curandeiro e sua clientela (Fontoura Xavier, 1966)
O artigo 284 do Código Penal brasileiro, que versa sobre o curandeirismo, costuma ser tratado pela historiografia como uma forma de criminalizar práticas religiosas consideradas ilegítimas pelas autoridades, bem como de fortalecer o monopólio das artes da cura por parte dos médicos. No entanto, o curandeiro corria ainda um terceiro risco ao praticar seu ofício: perder o apoio da comunidade à qual atendia. Este estudo busca analisar essa terceira possibilidade através de um estudo de caso, empregando como fonte o processo-crime em que foi réu Lúcio Rodrigues, curandeiro atuante no interior do município de Fontoura Xavier em meados da década de 1960. Rodrigues enfrentou problemas legais não por perseguição das autoridades, mas ao comprometer sua reputação junto à comunidade, tendo sido acusado de seduzir a filha de seu anfitrião, alegando que, como “servo de Deus” que era, ele precisava de uma profetisa.
Quem puder, apareça - o seminário promete ser interessante. Quem não puder terá a chance de ler os anais do evento no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário