maio 05, 2011

25. Um olhar sobre a velha Rússia

O site já está no ar há bastante tempo, e alguns leitores devem tê-lo visitado antes. Que importa? Algumas coisas na vida são dignas de serem vistas e revistas novamente.
Estou falando de uma exibição, organizada pela Biblioteca do Congresso americano, das fotos de Sergei Prokudin-Gorskii. Sergei foi um dos mestres da fotografia do início do século passado, contribuindo também para seu avanço técnico, bolando inclusive técnicas de fotografar com cores, como no caso das fotos ali expostas.



Nicolau II, o último dos czares, incumbiu Prokudin-Gorskii de viajar por seu império e registrar por imagens como estava a Rússia. O fotógrafo saiu assim a explorar todas as belezas e contrastes de um império que em nada perdia para o Brasil atual em termos de diversidade: fábricas e cameleiros, ferrovias e bazares, ortodoxos, judeus e muçulmanos, citadinos, agricultores e nômades... Mesmo que as autoridades russas estivessem envolvidas num processo de russificar a população por várias décadas, fica visível o sucesso muito limitado desses esforços.


O projeto de fotografar a Rússia ocupou quase uma década e foi interrompido pela revolução de 1917, mas as fotos já feitas sobreviveram e contam um pouco da história de um mundo que deixava de existir naquele momento.
O site indicado acima mostra algumas imagens organizadas por categoria e comentadas - para os não-anglófonos: introdução, arquitetura, etnias, transporte e trabalho. Mas a verdadeira preciosidade está na opção de ver a coleção completa, com centenas de fotografias que não foram incluídas nas categorias acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário