março 15, 2012

60. I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial

Sim, um evento para pesquisadores dos quadrinhos. Pode não parecer assunto muito digno de investigação, mas existem pelo menos dois contra-argumentos a isso:

a) nem toda cultura é alta cultura. Mesmo se concordarmos que um livro de Machado de Assis tem mais qualidade que uma revista do Batman (como decidir isso é uma discussão totalmente diferente!), quem tem mais leitores hoje em dia, Machado ou Batman? Se milhões de pessoas no mundo todo leem essas revistas, vale a pena estudar como isso funciona: por que as pessoas leem quadrinhos? Que sentido essa prática possui para os leitores? Os quadrinhos podem ter alguma finalidade educativa? Ainda se pode dizer que eles são para crianças? E muitos outros tópicos que merecem respostas...

b) a maior parte dos quadrinhos são uma porcaria? Sem dúvida. Assim como a maioria dos filmes, livros, revistas, quadros, músicas e tudo o mais. Em qualquer meio artístico, só uma minoria das produções possui um valor duradouro. O resto, por um motivo ou outro, agrada no máximo a um punhado de fãs por pouco tempo.
E insisto: alguns quadrinhos são verdadeiras obras-primas. Recusar-se a ler V de Vingança, Sandman ou Samurai X apenas por serem quadrinhos é preconceito dos mais toscos.

Voltando ao evento, não poderei comparecer, mas promete render e desejo todo o sucesso aos participantes e organizadores. Eis o site e o pôster: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário